quarta-feira, fevereiro 08, 2017

O HANDEBOL EM SOBRAL


Em Sobral, o handebol teve início por volta de 1975 quando a Secretaria de Educação do estado do Ceará promoveu um curso de reciclagem em Educação Física na cidade de Fortaleza. Participaram desse curso os professores de Educação Física do Colégio Dom José Tupinambá da Frota, os senhores Francisco Frederico Neto, Valderez Alves Vasconcelos e a senhora Zeneida Frota. Ao retornarem a Sobral incluíram esta modalidade nas aulas de Educação Física do colégio, onde também formaram as primeiras equipes de handebol de Sobral, na qual tiveram sua participação pela a primeira vez em jogos amistosos, entre as equipes Júlia Jorge (Fortaleza-CE) x Colégio Estadual (Sobral-CE), nos naipes masculino e feminino.

Com a realização dos jogos das olimpíadas da zona norte, promovido pela a Secretaria de Educação, onde houve a participação oficialmente da Seleção Sobralense de Handebol Masculino e Feminino, obtendo bons resultados.
A Seleção de Handebol de Sobral sagrou-se campeã dos Jogos Estudantis da zona norte pela primeira vez em 1978 e em 1979 (masculino) e em 1983 e 1984 (feminino). De lá pra cá o Handebol sobralense vem se destacando a cada ano, sendo vice-campeão cearense em 1998 (JEEP’S), e em 2002 (FESTAL).


O Handebol de Sobral continua crescendo nas aulas de Educação Física, nas escolas, como também nas competições escolares fases municipais e estaduais, em clubes e projetos sociais. Hoje também conta com a Liga Sobralense de Handebol que realiza competições de caráter municipal e regional movimentando o esporte com calendários de jogos anualmente.

Atenciosamente,
Ruberval Angelim
(Vice Presidente da LSHb)

Nenhum comentário: